quinta-feira, 25 de setembro de 2008

TEXTO DA ANE

Como espantar a preguiça sapateando....

Em tempos de muita leitura e poesia, fui convidada a pôr em palavras a sensação de espantar a preguiça sapateando no Flamenco e para isso tenho q voltar no tempo e em uma época onde pula corda e elástico eram o melhor som que meus pés faziam. Pulava corda sozinha e em conjunto e as vezes antes de dormir também pulava em pensamento ( coisa que faço até hoje com o sapateado); pulava devagar, as vezes rápido e em muitas vezes muito e muito rápido o que nós chamávamos de foguinho. O som dos meus pés batendo no chão continua até hoje em minha mente, esse Tum..tum...tum ( quase uma festa rave). E assim chego com a mesma sensação no Flamenco, é claro que o ritmo mudou, me encanto ouvindo as músicas que antes desconhecidas e hoje tão presente em minha vida como: Bulerias, Fandangos, Tangos, Tientos e muitos outros.
Bem, a preguiça está lá mas, tudo começa na hora de colocar os lindos sapatinhos de boneca, com tachinhas na ponta e no salto, e quando levanto já me sinto poderosa, pois estou mais alta e fazendo barulhos com os pés. Vou para o Tablando me espreguiçando e tentando espantar toda a preguiça matinal; e começa aula e nela o aquecimento com os pés e nele tem início um som constante, onde Maria minha professora diz:
- calcanhar, ponta, golpe, calcanhar, calcanhar, ponta, golpe; e o tempo é marcado com 1,2,3,4 até o 12. Entram as palmas ajudando a marcar este tempo, o ritmo sobe um pouco e tempos e contra tempos fazem parte deste sapateado, em meio de tanto calcanhar e ponta és que surge um som que vai virando música e é feita com os meus pés. Ao mesmo tempo tenho que ( ou tento) manter a postura, ombros baixos, pescoço aparecendo; - Não deixe as costelas saltadas, e mantenha o quadril encaixado também, e por favor e se possível deixe a perna solta - Diz Maria . A perna solta, como?????
De repente o ritmo aumenta muito; ou meus pés vão embolar e cairei no chão, pois com tanto calcanhar, ponta e golpe numa velocidade enorme que a olho nu é impossível identificar o que acontece com os pés, e tenho quase certeza um ser humano normal não consegue fazer isso( aliás acho que os dançarinos Flamencos não são humanos, será que são Duendes? E será que estou me tornando um ?). Ou os meus pés fazem música, e quer saber? fazem mesmo ( bem, é claro que ainda estou aprendendo, e associo o som do meu sapateado com um menino que está mudando a voz, as vezes o som sai fino as vezes grosso, mais sei que esse menino vai virar homem um dia, assim como meu sapateado,na verdade tomara que vire uma mulher com uma voz linda, tipo Estrela, Elis, beyonce, aí desculpe viajei!!!!). O mais legal é que sou um ser humano comum tentando fazer música com os pés, que sensação; mas do que estava falando mesmo, há preguiça, que preguiça?


Ane Monteiro.
02/09/08

Nenhum comentário: